EXPOSIÇÃO/CONCURSO

FOTOGRAFIAS E ARTES INSURGENTES

Entendemos que a produção do espaço se realiza no cotidiano, a partir das relações e tensões entre os diferentes grupos sociais. Teorias e conceitos, fomentados e debatidos no âmbito da academia, tem um compromisso analítico cujo ponto de partida deve sempre ser o espaço vivido. Desta forma, nossa realidade próxima e as percepções dos cidadãos no dia-a-dia são fundamentais para configurar estes debates. 

Neste sentido, as formas e linguagens para abordar as discussões - tão complexas e necessárias - podem ser as mais diversas e, a costura entre as reflexões da pesquisa e as manifestações (insurgências) que emergem no espaço cotidiano, ganham cada vez mais relevância na compreensão da problemática espacial nos dias atuais. Independente da nossa atividade profissional, atuação política e experiências na cidade, somos capazes de perceber as dinâmicas espaciais e estamos o tempo todo vivendo e produzindo o espaço. A subjetividade no olhar e a relação que cada um de nós estabelece com a paisagem torna essas relações singulares.

Pensando nisso, o NEPEM propõe duas exposições/concursos para reunir percepções e inquietações do cotidiano através dos olhares e impressões sobre o espaço que vivemos e produzimos:

Categoria 1 - Paisagens da metropolização: metamorfoses na/da cidade

A fotografia se apresenta cada vez mais como ferramenta acessível e com enorme potencial para contribuir para nossa leitura espacial .

Tendo em mente a produção do espaço , as transformações na cidade e as suas marcas nas paisagens , como podemos captar isso em imagens ?

Se você já tem fotografias interessantes, comece a selecionar . Mas ainda há tempo para ir pra rua com sua câmera ou celular e lançar seu olhar sobre a cidade e produzir novas fotos

Categoria 2 - Produção do espaço na metrópole e suas marcas na paisagem

A expressão artística existe enquanto manifestação cultural de um indivíduo ou grupo social e transcende a arte na medida que democratiza o processo de criação e reconhece o valor genuíno de cada manifestação.

Tendo em mente a produção do espaço , as transformações na cidade e as suas marcas nas paisagens , como podemos expressar o que percebemos e sentimos ?

Se você já tem alguma produção interessante, comece a selecionar . Mas ainda há tempo para experimentar. Seja com lápis e tintas , escultura , dança , performance , música , filme, etc deixe sua sensibilidade aflorar e criatividade fluir para produzir sobre o que você percebe ou quer expressar sobre os espaços da cidade.

Prazo de submissão:

O prazo final para submissão de fotografias e artes será até o dia 15 de outubro de 2018, através do e-mail: nepempucrio@gmail.com ou na secretaria do Departamento de Geografia da PUC-Rio (4° andar do prédio Frings) aos cuidados do Professor Alvaro Ferreira (coordenador do NEPEM).

Informações relevantes:

Poderão ser submetidos até duas (2) fotos ou arte contendo seu nome completo (ou do coletivo), data,local e título da obra.

Para aqueles que optarem pelo envio de fotografias em formato digital, envie-nos em alta resolução (a revelação será feita no tamanho 20x30 cm) com o assunto "Foto SIMEGER".

Caso seja um arquivo de imagem, áudio ou vídeo, envie-nos com o assunto "Arte SIMEGER".

Seleção e premiação:

Selecionaremos até 20 (vinte) fotos para serem expostas durante o evento.

Já a seleção dos trabalhos de expressão artística para a exposição dependerá da quantidade total de trabalhos recebidos, em função do espaço físico disponível.

Todos os trabalhos recebidos que expressem sobre o tema proposto na chamada receberão e-mail de confirmação e certificado de participação no evento.

Durante o evento serão anunciados os trabalhos mais votados em cada categoria e os premiados receberão o livro "O espaço e a metropolização: cotidiano e ação", lançado pela editora Consequência.



Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora